sábado, 20 de junho de 2015

Soldando Plástico

Há algum tempo atrás, eu quebrei o retrovisor esquerdo do Xavantinho  no momento de estacionar ele na garagem. Esse veículo ficou parado um tempo, mas agora está andando de novo.
Pedaço de plástico do suporte do espelho ainda na haste do retrovisor
Tentei achar um retrovisor com o suporte igual, mas sem chance. O mais próximo que achei foi um genérico de haste de plástico. Cheguei a cogitar fazer uma adaptação porém além do trabalho que ia dar, os retrovisores esquerdo e direito ficariam muito diferentes. Daí resolvi utilizar outra abordagem.

 Eu nunca pensei que fosse possível soldar plástico como se fosse metal, porém depois de ver como funciona uma impressora 3D e como fica resistente o material impresso eu tomei coragem e tentei.

Usei um pedaço do mesmo plástico do suporte do espelho e fui derretendo com o ferro de 100Watts, tomando cuidado de aquecer também a o plástico do suporte para que ele se fundisse com o plástico adicionado. O resultado não ficou muito bonito, mas isso não importa, uma vez que essa parte é interna e fica escondida pelo espelho. O importante é que ficou resistente, muito mais do que se eu tivesse usado qualquer cola que eu conheça.

O plástico mais preto ainda está quente.

O lado de trás estava muito ressecado e eu só dei uma derretida de leve sem adicionar material. Se estivesse em melhor condição era só lixar depois. Eis aí o resultado:

Sucesso! Retrovisor está novamente funcional

É bom saber que esse tipo de conserto funciona, pois posso utilizar a mesma técnica para consertar gabinetes trincados, etc..


Nenhum comentário: